Semana da Mulher em Entre Rios discute “Mulher, Saúde e Cidadania”.

Com o tema “Semana da Mulher – Mulher, Saúde e Cidadania”, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizaram nesta semana, várias atividades de valorização a mulher. Na terça-feira uma palestra com o advogado Dr. Leomar Orlandi, onde o objetivo foi debater sobre as conquistas da mulher na saúde, educação, no social, direitos constitucionais, mercado de trabalho, direito familiar, lei Maria da Penha, aposentadoria da mulher agricultora e, conseqüentemente, suas conquistas e avanços. Na quarta e quinta-feira a promoção da saúde foi evidenciada na valorização da beleza da mulher com massagens, limpezas de pele e atividades diversas visando a auto-estima e os cuidados da mulher.

Para o Prefeito Municipal de Entre Rios, Narcizo Biasi (PMDB), as discussões em torno do conceito saúde e cidadania vêm de encontro com as políticas públicas do município na promoção destas áreas. “Na prevenção e promoção à saúde da mulher, o município tem discutido políticas públicas na área visando evitar complicações na saúde das mulheres entrerienses”, disse.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcio Luiz da Silva, a intenção também foi chamar a atenção dos profissionais da área de saúde e de gestores municipais para a importância da estruturação e articulação de um conceito que ofereça atendimento integral às mulheres em todas as áreas como a saúde, educação, segurança, entre outras. “Para criação e estruturação deste conceito de atendimento integral à mulher em Entre Rios é importante que a mulher participe efetivamente das discussões em torno do assunto, participando, inclusive, das atividades municipais de Saúde, de Educação ou comunitárias. No campo da saúde, a mulher precisa defender as políticas públicas para que cresça quantitativamente e qualitativamente”, comentou.

O Secretário Márcio, também destacou a importância do evento. “Esta jornada da semana da promoção da saúde  vem de encontro a política de valorização dos direitos e conquistas femininas que acontecem em todas as áreas e uma das propostas da Secretaria da Saúde é levar esclarecimento à mulher em todos os segmentos seja político, social ou econômico para que cada vez mais alcance seus objetivos”, destacou.