CANTOS DA TERRA: CORAL ANCESTRAL KAINGANG DA ALDEIA PAIOL DE BARRO
Na manhã de 24 de setembro, aconteceu, na Escola da Aldeia Paiol de Barro, um importante encontro para o diálogo e alinhamento da execução do projeto cultural “Cantos da Terra: Coral Ancestral Kaingang da Aldeia Paiol de Barro”.
O projeto foi contemplado pelo EDITAL Nº 23 FCC 4149/2026 – Edital de Chamamento Público relativo à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), nos termos da Lei nº 14.399/2022, da Lei nº 14.903/2024 – Marco Regulatório do Fomento à Cultura, do Decreto nº 11.740/2023 – Decreto PNAB, do Decreto nº 11.453/2023 – Decreto de Fomento, da Instrução Normativa MinC nº 10/2023 e demais normas aplicáveis.
O encontro contou com a participação do proponente, Maestro Douglas Vieira; da Monitora de Acessibilidade Janete Vieira; do Monitor Cultural Indígena e representante da comunidade, Sr. Arilson de Oliveira Belém; do Assessor de Direção, Sr. Levi Feliciano; do Cacique da Aldeia Mbyá Limeira, Sr. Silvones Karai Martins; e de Talila Gracieli Vieira, Agente territorial de cultura.
A participação do Cacique Silvones Karai Martins possibilitou a troca de experiências a partir do trabalho cultural que já vem sendo desenvolvido na Aldeia Mbyá Limeira, ampliando o diálogo entre diferentes comunidades e experiências de valorização cultural.
Também fez parte do encontro uma fala de Talila Gracieli Vieira sobre a eleição do Conselho Nacional de Política Cultural, que está com incaxricoes abertas , abordando a importância da participação das comunidades e dos diferentes segmentos culturais nos espaços de representação e participação social.
O projeto Cantos da Terra terá como público principal crianças e adolescentes que frequentam a escola, com participação também aberta à comunidade em geral. A iniciativa utilizará a música e o canto coral como instrumentos de valorização da ancestralidade, identidade, memória, saberes e tradições do povo Kaingang.
![]()
Um encontro que marca mais uma etapa na realização de um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, fortalecendo a cultura, a participação comunitária e a valorização dos saberes ancestrais na Aldeia Paiol de Barro. A diretora de Cultura de Entre Rios não pode se fazer presente e justificou sua ausência através de comunicado, mas enfatiza o apoio da secretaria e do Municipio de Entre Rios.

