Histórico

Por volta de 1930 começaram a chegar os primeiros colonizadores do Município de Entre Rios, procedentes do Rio Grande do Sul.

Aqui chegando encontraram os índios Tupis Guaranis e Kaigangs. Fixaram-se nesta localidade e denominaram-na, Toldo dos Índios, passando a chamar-se mais tarde, Toldinho e, atualmente, em virtude de estar localizada entre os rios Chapecó e Chapecózinho, passou a chamar-se Entre Rios.

Segundo informações colhidas junto a população os Pioneiros foram: João Batista Dell Osbel, Pergentino Alberici, Rosalino Alves Correa, Cassimiro Gomes de Lima, Jovêncio Gomes de Lima, Ângelo Carbonari, Família Dartora e Família Telles.

A primeira casa comercial do povoado surgiu na década de 50 e pertencia ao Senhor Ângelo Carbonari.

Em 02 de Setembro de 1961, pela Lei 123/61, sancionada pelo Prefeito Municipal de Xaxim/SC, Sr. Osmar Conte, Entre Rios foi elevado a categoria de Distrito, tornando-se o terceiro distrito de Xaxim.

Posteriormente, no ano de 1988 a população entrerriense politicamente organizada conquistou, em plebiscito, a emancipação do distrito de Marema, para o qual o Distrito de Entre Rios passou a pertencer, elegendo 03 vereadores e o vice-prefeito para a gestão 89/92 e 04 vereadores e o vice-prefeito na gestão 93/96.

Dessa forma crescente, com a Lei 9892, de 19 de Julho de 1995, sancionada pelo governador do Estado, Paulo Afonso Evangelista Vieira, finalmente é criado o Município de Entre Rios/SC.

Em 03 de outubro de 1996, através de eleição direta  elegeu sua primeira Administração Municipal.

Histórico Político do Município de Entre Rios.

O primeiro vereador do distrito de Entre Rios do município de Xaxim foi Rivael Outeiro. No período de 1970 a 1975 . O qual trabalhava sem remuneração (não tinha salário).

Em seguida por duas legislaturas o senhor Jurandir Dell´Osbel no período de 1976 a 1981 e de 1982 a 1988 .

Mais tarde o distrito de Marema se emancipou e a partir de 1986 o distrito Entre Rios passou a pertencer ao novo município de Marema.

Já na primeira gestão o distrito de Entre Rios elegeu o vice-prefeito o senhor Jaime José Alberici e os seguintes vereadores:

Alvide Biasi, Trajano Martins e Gilson Alberici.

 Na segunda gestão do município de Marema o distrito de Entre Rios elegeu o vice-prefeito o senhor Jurandir Dell Osbel e os seguintes vereadores:

Gilson Alberici, Adão de Almeida Leite, Elenita Terezinha da Silva e Alair Placito dos Santos.

Ficou claro que o distrito de Entre Rios queria se emancipar foi feito o levantamento do que era preciso para se ter num município e foi encaminhado para Florianópolis para a Câmara dos Deputados. Após uma série de analises fora marcado o plebiscito para o dia 19 de março de 1995, quando a população compareceu decidindo sim, queremos Entre Rios como município.

O primeiro Prefeito foi Trajano Martins e o Vice-Prefeito Emersom Dell Osbel.

Os vereadores eleitos foram:

Alair Placito dos Santos, Gimar Orlandi, Cleonir Delosbel, José Arini Rodrigues de Oliveira, João Maria Roque, Ervino Leria, Ari Alves de Lima, Marcos Gosch e Jose Sverevitch.

O primeiro vereador índio do município de Entre Rios foi João Maria Roque.

Na segunda gestão o Prefeito eleito foi o senhor Emersom Dell´Osbel e o Vice- Prefeito o senhor Narcizo Biasi.

Os vereadores eleitos foram:

Cleonir Delosbel, Girmar Orlandi, Sadi Brunetto, Izolete Molon Ribeiro, Lucinéia B. da Silva Carbonari, Antonio de Oliveira, Adelir Tomas, Joacir Milioranza, Arlindo Silva.

 Na terceira gestão o Prefeito eleito foi o senhor Narcizo Biasi e o Vice-Prefeito é o senhor João Maria Roque.

Os vereadores eleitos foram:

Estefano Levi, Luis Rodrigues, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Círio de Moura, Airto Milioranza. Pedro luiz Squena, Jandir João Biasus e Adelir Tomas.

 Na quarta gestão o Prefeito reeleito foi o senhor Narcizo Biasi e o Vice-Prefeito é o senhor João Maria Roque.

Os vereadores eleitos foram:

Marcio Luiz da Silva, Cledir Joércio Biasi, Evandro Antonio dos Passos, Jacir de Oliveira, Adelir Tomas, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Airto Milioranza e Adoir Hetkowski.

Na quinta gestão o Prefeito eleito foi o senhor João Maria Roque e o vice é Evandro Antonio dos Passos.

Os vereadores eleitos foram:

Orides de Almeida Umbelino, Marinéia dos Santos Arruda, Cledir Joércio Biasi, Célio Damarat, Airto Milioranza, Joel Pereira, Valdecir tomas, Gilson Borges e Sadi Bruneto.

Na sexta gestão o Prefeito eleito foi o senhor Jurandir Dell Osbel e o Vice-Prefeito o senhor Evandro Antonio dos Passos.

Os vereadores eleitos foram:

Airto Milioranza, Aldair Francisco Camini, Ezequiel Damaratt, Gilso Borges, Jacir Pereira da Silva, Joel Pereira, Orides de Almeida Umbelino, Rubia Paula De Moura de Losbel, Sadi Brunetto.

Na sétima gestão o Prefeito eleito foi o senhor João Maria Roque e o Vice-Prefeito Joel Pereira.

Os vereadores eleitos foram:

Aldair Francisco Camini, Elias dos Santos Arruda, Adalmir dos Santos de Giacometti, Gabriel de Losbel, Gilso Borges, Jacir Pereira da Silva, José Valmir de Oliveira, Paty Cristina Carbonari, Rubia Paula De Moura de Losbel.