Entre Rios promoverá a 4ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Entre Rios em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento acontecerá, no dia 30 de junho, nas dependências do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Entre Rios.

Sob o tema, “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.“ a conferência visa a impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.

A idéia é reunir de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.

Além de diversas atividades, uma palestra sobre o tema com a conferencista Eleni Canello Capra está programada para o dia do evento.

Entre Rios mantém em funcionamento um Conselho Municipal de Saúde e realiza estas conferências municipais de saúde, por que estas ações possuem um papel preponderante de avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas locais de Saúde. Além de seguir as orientações descentralizadoras do SUS, que são de suma importância, por estarem mais próximas do usuário do serviço de saúde.  O Prefeito Municipal de Entre Rios, Narcizo Biasi reafirma a importância dos debates para que as pessoas de todas as comunidades da cidade elaborem propostas a serem levadas à 4ª Conferência Municipal de Saúde. “Temos percebido que as discussões têm se caracterizado pela grande qualidade de temas e avaliações, o que significa que teremos uma contribuição importante para a conquista de melhorias na prestação de serviços pelo SUS”, afirmou.  Narcizo reforçou também o apelo para que os participantes da conferência deste ano atentem não apenas para os problemas de suas próprias comunidades, mas também para as necessidades de Entre Rios em geral, já que o olhar da Conferência Municipal deve ter como foco as demandas de toda a cidade.   A 4ª Conferência Municipal de Saúde transcorrerá durante todo o dia 30 de junho, começando as 07h30min com o credenciamento dos participantes.