Entre Rios é destaque na preocupação do padrão genético de cultivares.

Aconteceu durante todo o dia 26 de abril no município de Entre Rios uma reunião envolvendo agricultores familiares, representantes de cooperativas, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), além de autoridades municipais com a idéia de discutir a importância da  produção de sementes que é um processo com diversas fases, que incluem a pesquisa, o melhoramento, a produção, a certificação, a manutenção depois da colheita e, se as sementes se destinarem à venda, a comercialização. Para a maioria dos agricultores, as sementes que se vendem no comércio não estão ao seu alcance, devido ao seu preço ou à dificuldade em encontrá–las. Assim, para muitas famílias rurais, é importante poder multiplicar e guardar as sementes.

Nossa região de espécies variadas ainda existentes, mas já bastante reduzidas, são armazéns de genes potenciais para uso na agricultura, inclusive, na medicina e na indústria, e estão cada vez mais ameaçadas pelos assentamentos humanos abusivos e impróprios. Para erradicar a fome e continuar a alimentar esta crescente população, será necessário se chegar a uma taxa de aumento na produção de alimentos, nunca antes alcançado, e talvez quase impossível de ser alcançado.

Os recursos genéticos vegetais deverão, então, desempenhar um papel chave no alcance de tais níveis de produtividade, uma vez que, para produzir plantas mais adaptadas e com maior capacidade de rendimento, o melhorista de plantas depende, essencialmente, da variabilidade genética entre e dentro das espécies, ou seja, do germoplasma, em todas as suas formas apresentadas na natureza.

Para o Prefeito em Exercício, João Maria Roque, no caso de Entre Rios, a COAFER (Cooperativa da Agricultura Familiar de Entre Rios), apresentou um programa piloto de parceria entre os agricultores familiares e a própria cooperativa que facilita além da produção e distribuição do leite, a preservação dos cultivares e seu padrões genéticos. O trabalho efetuado em Entre Rios, é considerado modelo e mereceu elogios de todos os presentes.