Promoção da Saúde do Adolescente

PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTEA Secretaria Municipal de Saúde neste mês de junho promoveu a saúde junto aos adolescentes, desenvolvendo um conjunto de ações com o propósito de atender o adolescente, enfatizando a promoção à saúde, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida do adolescente e de sua família.A idéia primeiramente apresentada aos pais é de adequar, normatizar, planejar e coordenar as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde do adolescente de Entre Rios.Esta ação teve como intuito promover a saúde, construindo o conhecimento por meio de troca de experiências entre os adolescentes. O encontro foi planejados a partir das demandas dos adolescentes, suas vivências, histórias de vida, inquietações, desejos e interesses em comum. Foram abordados assuntos como corpo humano, anticoncepção, DST e Aids, drogas e violência.  “Percebemos que este trabalho tem sido valorizado pelos alunos, pois eles demonstram interesse e participação em todas as atividades propostas. Em vários relatos foi evidenciada a desmistificação de preconceitos e mitos experimentados pelos colegas, muitas vezes por absoluta desinformação. Esses adolescentes, estimulados a questionar e pensar, tornam-se multiplicadores de uma nova concepção de saúde, voltada para os processos de vida individual e coletiva. Vemos nesta proposta um desafio de pensarmos e aprendermos novas formas de educar, onde, além de educadores em saúde, também somos educandos. Neste sentido, a interdisciplinaridade é norteadora desse trabalho, que necessita melhor qualidade de escuta aos processos de vida individual e coletiva e necessita promover a saúde entre os adolescentes. Comentou o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Luiz da Silva.