Dia D – Cidadania para todos

Dia D – Cidadania para todos, na prática

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para o Governo do Município de Entre Rios e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de várias pessoas. Foi assim, na quarta-feira(14/abril), quando ocorreu o “Dia D”, um verdadeiro mutirão de solidariedade realizado em Entre Rios.

Para resgatar a cidadania de muitos entrerrienses, o evento facilitou o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, foi possível emitir documentos e receber atendimentos dos mais variados, desde corte de cabelo a consultas jurídicas. Tudo isso paralelamente a atividades de lazer e educação.

Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF, certificado de reservista ou carteira de trabalho pôde, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do município. Também foram viabilizadas consultas jurídicas e esclarecimentos informativos de diversas áreas.

Idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde, o” Dia D”, beneficiou mais de 500 pessoas e prestou mais de 200 atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população entrerriense.

Ao identificar e chamar atenção para essas questões, a Prefeitura vem estimulando seus profissionais para a responsabilidade social, além de ajudar a orientar políticas públicas. Relatou o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Luiz da Silva.

Impacto – No evento se comprovou que 66,4% das pessoas que buscaram os serviços do “Dia D” têm renda familiar inferior a dois salários mínimo, revelou ainda que, 76,6% dos participantes são mulheres e  59,8% dos  adultos têm entre 18 e 39 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Márcio Silva, “Ajudar as pessoas de Entre Rios a resgatar a cidadania, é uma das diversas obrigações do governo municipal, e o ”Dia D” dá uma importante contribuição ao desenvolvimento sustentável do município”.

Só nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o tema saúde de outras formas, na terça-feira (13) na escola Santa Lucia, durante todo o dia foi promovido uma gincana de saúde nutricional com os alunos daquela instituição de ensino.

E na quinta-feira(15) uma palestra sob o tema “Promovendo a Saúde” ministrada por Lucielle Guerra Minuzzi , da Unoesc e dirigido ao público adulto, envolveu uma considerável parcela da comunidade entrerriense.