Entre Rios recepcionou a Regional de Xanxêre (SDR) para discutir a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico

Na terça-feira (09), aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores de Entre Rios, a primeira etapa de apresentação do desenvolvimento dos Planos Municipais de Saneamento Básico, referente ao Lote 6, cuja execução estará a cargo da empresa SANETAL. Estiveram presentes autoridades do município de Entre Rios e a comunidade em geral.Com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, os planos irão apontar ações de desenvolvimento nas áreas de abastecimento de água, sistema de esgoto e destino de resíduos, melhorando, assim, a qualidade de vida da população.Na reunião, aberta ao público, foram apresentados equipe técnica e Grupo Executivo de Saneamento, instituído por decreto municipal e formado por representantes do poder púbico e da sociedade civil. O objetivo desta primeira etapa é capacitar os grupos executivos, buscando o comprometimento do participante. Além disso, os participantes deverão assimilar os princípios do saneamento para contribuições e decisões precisas aos Planos Municipais.Para o Prefeito Municipal de Entre Rios, Narcizo Biasi , com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente. O Prefeito parabenizou, ainda, a iniciativa: ”temos que mostrar a importância do saneamento básico, que é de extrema utilidade para o meio ambiente ,além de ser um parceiro para o bem estar e saúde da população.”, declarou Narcizo.Legalmente, até dezembro de 2010, os planos municipais de saneamento deverão estar concluídos fato que propiciará o acesso aos recursos e financiamentos junto ao Governo Federal. Com a aquisição de recursos, os municípios colocarão os planos em prática, para aprimorar sistemas de água e esgoto, drenagem pluvial e dar o destino correto a resíduos, como lixo e dejeto animal.

Os planos de saneamento básico atenderão 61% dos municípios catarinenses. Inicialmente estão sendo atendidas as cidades com até 10 mil habitantes.