Entre Rios promove a saúde para evitar doenças.

O Município de Entre Rios reconhecendo em sua equipe de profissionais da saúde o vasto conhecimento existente e o potencial para a saúde pública, assim como a necessidade de reduzir o nível de exposição e os principais riscos associados a uma alimentação pouco saudável e a falta de atividade física de sua população, promove mensalmente atividades de conscientização e promoção da saúde. Segundo o Secretário Municipal de Entre Rios (SC), Márcio Luiz da Silva, para que a longevidade seja uma realidade para todos, são necessárias boas condições de saúde, assegurando assim a qualidade de vida, ativa e produtiva.

O secretário sugere, entre outras ações, aos moradores entrerienses,  principalmente aqueles da terceira idade, caminhadas pelas manhãs.  A atividade física está relacionada à prevenção e cuidados com a qualidade de vida.

Esta é apenas uma das atividades que envolvem o fortalecimento das ações para estimular o bem-estar. É necessário também, dispensar os alimentos cancerígenos e abandonar o cigarro que pode provocar o câncer no pulmão, evitar a vida sedentária e se alimentar de forma equilibrada. – essa é a receita do Secretário de Saúde para garantir a saúde pública, além das diversas atividades elaboradas todos os meses pela equipe da secretaria para toda a comunidade.Segundo o Secretário, auxiliar a comunidade a conviver com uma alimentação saudável e com a prática de atividades físicas é apenas o início.  “Hoje estamos dando o pontapé inicial. Estamos desenvolvendo várias atividades até o mês de dezembro. O programa estará contemplando a comunidade como um todo. Nossa intenção é dinamizar e promover verdadeiramente a saúde em Entre Rios”.

Quando se pensa em saúde tem que se pensar em qualidade de vida, e isso, implica a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população através de uma reeducação alimentar. Não menos necessário é uma campanha de conscientização de que as atividades físicas podem prevenir uma série de doenças e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para envolver toda a sociedade neste projeto.

De acordo com o Secretário, o grande desafio dos profissionais da saúde é realizar um atendimento igualitário e universal, preocupando-se com cada pessoa individualmente. “Nosso usuário está inserido no contexto social. Temos o desafio de ter esse olhar diferenciado. Não lidamos somente com vírus e bactérias, trabalhamos com seres humanos. A programação da saúde exige criatividade e iniciativa que vão além do biológico.” Declarou Márcio.

“A Secretaria está envolvida com  a importância de se encarar a saúde como qualidade de vida. Alimentação saudável e a prática de exercícios físicos proporcionam bem-estar a todos. Promover a saúde em Entre Rios é apenas o início de um trabalhado voltado para o compromisso social. Nós, dos serviços de saúde nem sempre temos controle sobre as ferramentas preventivas mais eficazes, dado a grande diversidade de doenças atualmente; precisamos nos concentrar cada vez mais em oportunidades e não nos riscos", finalizou o Secretário.