DEFESA CIVIL DE ENTRE RIOS PROMOVEU SIMULADO DE MESA PARA ATUAR EM EPISÓDIOS DE CRISE, DESASTRE E EMERGÊNCIA DE EVENTOS EXTREMOS.

A Defesa Civil de Entre Rios realizou nesta segunda-feira (29/11) um Exercício Simulado de Mesa para avaliar os procedimentos do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) – Eventos Extremos.

Após a audiência pública que foi realizada na semana passada, na manhã desta segunda-feira o exercício simulou quatro dias de inundação.

Para isso, cada 15 minutos de exercício correspondiam a 12 horas de inundação. “Desta forma, conseguimos avaliar todas as etapas do Plano de Contingência (PLANCON), desde o rompimento de barragem, a elevação dos rios e inundação da cidade, até a normalização das águas e o retorno das famílias para suas casas”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, Robson Schwartz.

Participaram do exercício de gestão de risco todos os membros responsáveis pelo comando das operações, segurança, planejamento, logística, administração e finanças e, responsáveis pelos diversos setores e instituições envolvidas no Plano de Contingência.

Durante o simulado, os participantes tiveram que executar de forma fictícia cada tarefa da Defesa Civil no Sistema de Comando de Operação (SCO): recebimento e direcionamento das ocorrências; ativação dos abrigos; gerenciamento do Centro de Distribuição. Cada etapa e tomada de decisão foi acompanhada por um avaliador, que observou se os procedimentos estavam corretos ou se era necessária alguma alteração.

A atividade testou a capacidade operacional dos órgãos na avaliação dos danos e prejuízos provocados por situações adversas extremas, de forma a facilitar a ação de resposta com a recuperação do cenário afetado.

“A Defesa Civil precisa planejar as ações antes que eventos de risco aconteçam. Foi isso que fizemos com a elaboração do Plano de Contingência de Eventos Extremos – PLANCON. Porém, após a conclusão do plano, precisamos testá-lo de forma fictícia para que durante eventos de verdade, os envolvidos saibam desempenhar corretamente suas funções e tenham segurança na tomada de decisão. Assim, a nossa resposta frente ao evento será mais rápida e objetiva”, complementou Schwartz.

Para o Vice-Prefeito de Entre Rios, Joel Pereira, “A capacitação cumpriu o objetivo, uma vez que os participantes entenderam todo o processo e protocolos envolvidos. Assim estaremos cada vez mais preparados, resilientes e fortes para atuar durante os desastres. O evento foi pensado para melhorar as capacidades, junto com a Defesa Civil, de reação a ocorrências e para isso montamos eventos simulados de mesa, para estreitar os relacionamentos e conhecer as capacidades. A ideia foi unir todos que participam da resposta a eventos extremos para buscar cada vez mais a integração para proporcionar um resultado mais rápido e eficiente para a sociedade”. Destacou o Vice-Prefeito Joel Pereira.

O Prefeito João Maria Roque comentou, ”O mundo vem sofrendo com a intensificação dos eventos climáticos severos. E é fundamental que estejamos todos preparados para quando acontecer. Os exercícios simulados servem para isso. Precisamos conhecer o risco, os recursos disponíveis no local, confeccionar planos de contingências e treinar. Assim, saberemos o que fazer quando acidentes de verdade acontecerem. O treinamento permite a integração e que haja planejamento, com resposta mais efetiva no atendimento à população. Aproveitamos para nos treinarmos e verificarmos nossas condições operacionais. A Defesa Civil Municipal tem pregado a manutenção de uma integração de entidades públicas para atuação em momentos de desastres, com o objetivo de organizar o sistema. Isso é uma forma de se economizar recursos e potencializar o atendimento das ocorrências. É muito importante criar a cultura de que o trabalho deve ser sempre organizado para atender melhor o cidadão”, concluiu o Prefeito João Roque.