ROMARIA NOSSA SENHORA APARECIDA EM ENTRE RIOS (SC)

Este é o ano de número 12 em que fiéis da cidade e visitantes fazem o maior evento de Entre Rios.

12ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

Romaria que se realiza na Vila Aparecida, cidade de Entre Rios (SC), no dia 12 de outubro em honra de Nossa Senhora Aparecida.

É uma romaria de tradições religiosas sendo de destacar a importante procissão, que decorre sempre na manhã do dia 12, onde se mostra o maior movimento existente no município através da caminhada do centro da cidade até a igreja da Vila Aparecida, um percurso de aproximadamente cinco quilômetros.

É comovente e consolador ver a crença dos devotos que vêm cumprir as suas promessas, no fim da procissão.

A fé nota-se sempre crescente em todas as pessoas, desde os mais humildes até às de mais elevada posição que comparecem neste evento.

Fiéis de outras comunidades, cidades e Estados vem até Entre Rios para além de rever amigos, passar um dia alegre e diferente, reforçar este movimento religioso.

Quem segue a pé do centro da cidade a Vila Aparecida não ganha apenas resistência física. Ganha também um reforço espiritual. As pessoas voltam transformadas, tamanha é a fé que demonstram ao longo da caminhada e que contagia a todos.

Acolher bem também é evangelizar. E esta é a prática adotada pelos festeiros da Romaria de Nossa Senhora Aparecida de Entre Rios, que recebe ainda a visita de outros romeiros que se deslocam aproximadamente seis quilômetros até o santuário em caminhada com saída da localidade de Linha Samburá.

Está quase tudo pronto para a maior romaria da cidade.

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida que acontece em Entre Rios há 12 anos espera reunir um número recorde de participantes.

Os romeiros percorrerão cerca de cinco quilômetros, que iniciam no centro da cidade e terminam na comunidade da Vila Parecida, às margens da SC-451.

Celebrações serão realizadas durante todo o dia. Além disso, os fiéis poderão desfrutar de churrasco completo com os mais diversos acompanhamentos e sobremesas, sorteios de brindes, vendas de lembrancinhas, jogos e diversões também dão o tom deste grande evento.

A celebração começou com uma pequena procissão e atualmente é a maior festa religiosa do município.

São fiéis que caminhando, com ou sem calçados agradecem ou pedem alguma graça.

Para recepcionar essas pessoas, os organizadores iniciaram os preparativos há três meses.

Segundo o Ministro da Eucaristia, Euilson Biasi, membro da organização, a Santa foi uma discípula e mãe de Jesus. Uma seguidora fiel e motivadora para que os demais discípulos seguissem as palavras de Cristo. "Nossa Senhora foi um modelo de vida, de simplicidade e de doação. Ela é uma intercessora dos seus filhos diante de Deus", explicou o Ministro.

O Prefeito Municipal Narcizo Biasi, destacou a importância da Romaria, que anualmente mobiliza inúmeros fiéis, e afirmou que a prefeitura não medirá esforços em continuar ajudando, como nos outros anos. O prefeito ainda salientou que já está se preparando fisicamente para participar da Romaria novamente neste ano.

A procissão inicia no centro da cidade, até o santuário.

Programação da 12ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida:

Dia 12 de outubro de 2011.

7h: Concentração de fé na Igreja Católica no centro da cidade.
8h: Saída da procissão
10h30: Missa campal no Santuário Nossa Senhora Aparecida (SC_451)
12h: Almoço
14h: Terço e benção aos romeiros