ENTRE RIOS RECORRE AO USO DE DRONE NO COMBATE À DENGUE

O combate à Dengue em Entre Rios ganhou mais uma aliada: a tecnologia.

O Governo Municipal decretou Situação de Emergência (Decreto Municipal nº: 037/2024), no âmbito da saúde pública em razão da epidemia por doenças transmitidas pelo aedes aeggypti, diante disto, na manhã desta terça-feira (12) o uso de drone foi utilizados como nova estratégia para identificar áreas de difícil acesso com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, antecedendo o dia “D” programado para amanhã (13).

Nesta manhã uma operação promovida pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, aonde o Cabo Edy Marcos Varella coordenou os voos de drone e com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Entre Rios, diagnosticaram os problemas encontrados em um sobrevoou abrangendo o interior e o centro de Entre Rios.

As imagens capturadas pelo equipamento serão analisadas pela agente de endemias, Eloísa Bonetti, que consegue identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.

Para o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Robson Schwartz, o momento é de unir esforços para combater o aumento do número de casos no município. “O Governo Municipal não tem poupado esforços para o combate à Dengue. Agora, contamos com mais esse reforço do drone, que é um equipamento que consegue mostrar uma visão panorâmica e ajuda o agente de endemias a mapear possíveis focos em locais de difícil acesso. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública através da ação conjunta entre diferentes entes públicos e a comunidade para enfrentar situações de alerta. No dia de amanhã, quarta-feira (13), estaremos realizando um mutirão por toda Entre Rios e estas imagens também nos auxiliam a cumprir esta missão. Mas reforçamos o chamado: a população precisa estar consciente do seu papel nessa luta. Então, é hora de unir forças para combater essa doença”, afirmou.