ALUNOS DO PROGRAMA DEFESA CIVIL NA ESCOLA PARTICIPAM DE FORMATURA EM ENTRE RIOS

A cerimônia de formatura aconteceu, hoje (30/11/2023), na Escola Pública Estadual EEB Pio XII, em Entre Rios, e representou o rito de passagem e de conclusão do Programa Defesa Civil na Escola na vida dos estudantes. Isso significa que a partir de agora eles serão multiplicadores de todo o conhecimento aprendido sobre proteção, autoproteção e defesa civil.

A implantação do projeto que atende aos alunos do 7º ano do ensino fundamental, seguiu alguns passos, como capacitação dos professores, implantação das atividades e ações nas escolas, conforme planejamento e cronograma, acompanhamento e monitoramento do processo realizado em conjunto pelas organizações e órgãos envolvidos; elaboração de relatórios de resultados; apresentação dos resultados e formatura.

Durante o programa, os estudantes foram capacitados e receberam conhecimentos fundamentais sobre medidas preventivas, respostas emergenciais e a importância da colaboração coletiva diante de situações adversas. Essa formação não apenas contribui para a segurança e bem-estar de jovens, mas também fortalece a resiliência da comunidade entrerrienses como um todo.

“O objetivo principal do Programa Defesa Civil nas Escolas é ampliar a conscientização sobre eventos adversos, criando um sentimento de realização e comprometimento com a segurança e bem-estar da comunidade. Isso reforça a importância da educação como ferramenta fundamental na construção de uma sociedade mais preparada e resiliente diante dos desafios do ambiente socioambiental. Estamos felizes com esta parceria que proporciona levar tantos ensinamentos aos alunos desta escola. Eles são disseminadores destes aprendizados e levarão tudo isso para as suas famílias”, Destacou o Sub Tenente BM Walmor Alves Rodrigues, representando a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – COREDEC/Xanxerê-SC.

“O trabalho da Defesa Civil é a prevenção e quando engajamos os nossos alunos, acabamos por minimizar os riscos, além de formar cidadãos conscientes e que contribuem com o meio onde vivem. Ao longo deste ano, os estudantes participaram ativamente de dinâmicas em sala de aula, palestras, saídas de campo, elaboração de trabalhos com temas relacionados à prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade entrerriense”. Relatou a Diretora do EEB Pio XII, Lucivânia Mick Serena.

Ensinamos a identificar os riscos, a desenvolver a autoproteção e também a prevenção de eventos adversos que podem ocorrer no município em função de fenômenos meteorológicos ou pela ação do homem. É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.”, disse a Professora do Programa, Patrícia Tonello.

Para a Professora Angela Boldi, “O objetivo, é preparar esses pequenos cidadãos e como agir em caso de desastres. A nossa região é uma das mais propícias a serem atingidas por eventos adversos, como tempestades, vendavais, alagamentos, entre outros, por isso as pessoas precisam estar preparadas para quando isso acontece. E nada melhor do que preparar os alunos para essas situações, até por que eles são os melhores disseminadores destes conhecimentos”.

O Vice Prefeito de Entre Rios, Joel Pereira, que no ato representava o Prefeito João Maria Roque, que se encontra cumprindo agenda na Capital do Estado, agradeceu a participação da Escola no Programa Defesa Civil e ressaltou que o Projeto é rico e traz benefícios para a comunidade. “A iniciativa traz para a vida dos alunos reflexões sobre a segurança autoproteção. Estamos muito felizes e realizados com esse projeto e com o que foi trabalhado com os alunos este ano. A Defesa Civil é uma das áreas mais importantes para garantir a segurança da população em situações de emergência. A escola é um importante espaço para disseminar informações e práticas de segurança para a população, em especial para crianças e jovens”.

“O objetivo durante a formação foi incorporar a temática de Proteção e Defesa Civil na Escola com a instrução e capacitação de professores e alunos que se tornaram multiplicadores. Agora os participantes compartilham de forma eficaz ações de prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e ao município”. Concluiu, Robson Schwartz, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC/Entre Rios- SC.