Volta às aulas presenciais em Entre Rios está prevista para o início de abril.

A Prefeitura do Entre Rios apresentou, nesta semana, o Plano de Volta às Aulas Presenciais da rede municipal de ensino.

O anúncio oficial foi feito pelo prefeito João Maria Roque com o Vice-Prefeito Joel Pereira e a Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Maria Squena.

Para dar segurança ao retorno presencial, marcado para o dia 05 de abril, o plano estabelece medidas de prevenção, monitoramento e contingência de casos do coronavírus.

O Prefeito João Roque ressaltou que o plano é dinâmico e pode ser modificado de acordo com as condições epidemiológicas da cidade. A escola volta com o protocolo sanitário seguido à risca, além da questão da infraestrutura e questão de recursos humanos. Tudo isso faz parte para que a escola esteja apta a abrir.

Está na hora de a gente priorizar as nossas crianças. A escola tem que abrir. Se tivermos que fazer novas restrições na cidade, não serão restrições que signifiquem impacto para a vida e, principalmente, para o futuro de nossas crianças – afirmou o Vice-Prefeito Joel Pereira.

O Plano de Volta às Aulas Presenciais prevê três principais pontos: protocolo sanitário, monitoramento contínuo e plano de contingência. É um plano rigoroso para dar segurança a nossa comunidade escolar. Está chegando a hora de reabrir as escolas com toda a segurança que o atual momento exige, pois estamos pensando nas nossas crianças que precisam recuperar o tempo perdido. Afirmou a Secretária de Educação Jaqueline Squena.

As unidades de ensino receberão ações de limpeza e desinfecção, segundo as recomendações da Anvisa. As janelas e portas ficarão abertas para facilitar a ventilação, e as atividades ao ar livre terão prioridade. As mesas dos professores ficarão, no mínimo, distantes 2 metros da dos estudantes. Entre os alunos, a distância das carteiras será de 1,5 metro. Será lembrado, sempre, da importância de se lavar as mãos esfregando com sabão por pelo menos 20 segundos, e usando álcool gel para higienizá-las com mais frequência, As crianças serão orientadas da importância de se estender a aplicação do álcool gel para outras áreas expostas, como punho e braços, principalmente ao voltar do recreio. As crianças também serão orientadas a manter o distanciamento, principalmente enquanto estiverem sem máscaras para comer o lanche.

O protocolo sanitário proíbe a realização de eventos que gerem aglomerações (feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos) e o uso de materiais de difícil higienização (massinhas de modelar, jogos de peças pequenas etc). Além disso, os alunos não poderão compartilhar objetos pessoais, como livros e canetas.

A volta às aulas presenciais conta com um plano de contingência, que reúne cinco diretrizes: afastamento de quem contrair Covid-19, isolar estudantes que tiverem contato com pessoas contaminadas, quem estiver indo às aulas presencialmente passará automaticamente para o ensino remoto, isolar professor contaminado, se for possível substituir o professor, isolar uma turma se for registrado mais de um caso no intervalo de 14 dias, e se mais de um caso surgir, no intervalo de 14 dias, em turmas diferentes da mesma escola, a Secretaria poderá decidir pelo fechamento da unidade.

Para a segurança de todos na volta às aulas presenciais, é preciso que toda a comunidade escolar esteja consciente dos cuidados necessários, e as famílias têm um grande papel na orientação das crianças.

Com a colaboração entre escola, famílias e alunos, a volta às aulas presenciais, será mais segura e todos poderão aproveitar os benefícios desse retorno tão esperado.