CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) PAIF ( PROGRAMA DE ATENDIMENTO INTEGRAL ÀS FAMÍLIAS) SCFC ( SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.

Deram início neste mês de agosto as ações do PAIF – que são Oficinas com Famílias desenvolvidas pelo CRAS – centro de referência de assistência social
Consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS.
As oficinas com famílias têm por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.
As oficinas com famílias propiciam a problematização e reflexão crítica das situações vividas em seu território, além de questões muitas vezes cristalizadas, naturalizadas e individualizadas. Elas possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.
Dentre os objetivos das Oficinas com as famílias podemos destacar a construção de novos conhecimentos; favorecem o diálogo e o convívio com as diferenças; problematizam as incidências de risco e vulnerabilidade; estimulam a capacidade de participação, comunicação, negociação, tomada de decisões; estabelecem espaços de difusão de informação; e reconhecem o papel de transformação social dos sujeitos.
Neste mês de agosto foram realizadas 09 encontros, sendo na 01cidade, 01 Matão, 01 Aparecida, Limeira, Paiol (02 grupos) , 01 João Veloso, 01 Manduri, 01 no Guarani coma a participação de aproximadamente 300 famílias. Foram estão constituídos 10 grupos de famílias.
Serão realizadas 01 encontro por mês em cada grupo por um período de 12 meses. A cada 06 encontros será realizado uma avaliação.
Os encontros utilizam de vivências de grupo, palestras, dinâmicas, jogos, brincadeiras, sempre muito acolhedor e lúdico. Além do cuidado de si, os participantes dos grupos de PAIF, também estão buscando aprimorar o relacionamento interpessoal, melhorando suas convivências em grupo e desenvolvendo habilidades para um relacionamento melhor com o outro. Famílias mais felizes, apoiadas e com sua capacidade protetiva fortalecida.