Município de Entre Rios reimplanta o Horto Medicinal
Município de Entre Rios reimplanta o Horto Medicinal
A iniciativa tem a coordenação da 1ª Dama de Entre Rios, Sirley de Oliveira e deve contemplar além de chás, horticultura e fruticultura
Envolver a comunidade e oportunizar meios naturais de cuidados e prevenção com a saúde são os principais objetivos do Horto Medicinal, que está sendo reimplantado pela Administração Municipal, nas comunidades de Paiol de Barro e Vila Aparecida.
Nesta semana foi realizado cercamento e demais questões de infraestrutura, além do plantio de cobertura verde, os canteiros e o plantio das mudas na Vila Aparecida. A intenção é que em breve o Horto esteja produzindo e a população utilizando alguns produtos por ali gerados.
“As plantas medicinais, como o nome diz, são plantas com alguma capacidade para tratar doenças. Já as aromáticas podem ter efeitos medicinais, mas caracterizam-se principalmente por seu cheiro específico. As condimentares são plantas que servem como temperos de alimentos. Essas plantas possuem várias propriedades; além de aromáticas, servem também como tempero e como solução medicinal.” destaca 1ª Dama do Município, Sirley de Oliveira.
O objetivo é de resgatar o conhecimento, ministrar o ensino, cultivo e o uso das plantas medicinais com a finalidade terapêutica, a fim de contribuir com a qualidade de vida no meio rural e urbano.
“Tudo aqui é orgânico, desde o preparo do solo até o cultivo das plantas. Essa rede orgânica opera com uma intensa comunicação que estimula a troca de nutrientes, a proteção da natureza, a dinâmica da vida, gerando o bem estar e saúde”, defende a 1ª Dama do Município, Sirley de Oliveira.
O Horto Medicinal será um espaço rico em espécies medicinais, de forma inovadora, primando pela qualidade em saúde e uma vida mais saudável para a população.